Qual a diferença entre ter uma fanpage ou um website para negócios?

fanpage-vs-site


 

Entenda de uma vez por todas qual a diferença entre ter um website e uma fanpage.

Por que ter um website e ter presença em redes sociais são 2 coisas completamente diferentes?

Respondendo a pergunta de forma clara: Redes sociais trazem visibilidade, um website traz dinheiro para o seu negócio. Continue a leitura e entenda porque.

Vejo muitas micro e pequenas empresas criando fanpages no Facebook e contas em redes sociais variadas. De nada adianta estar em redes sociais e não ter um website para direcionar seus clientes para fazerem negócios com você.

Se o objetivo de um negócio é ser lucrativo, é muito importante aumentar as possibilidades de negócios para vender mais, por isso, torna-se imprescindível ter um domínio “.com” ou “.com.br” online com o nome da sua empresa.

Além de ajudar a trazer clientes para seu negócio, , um website é acima de tudo um grande canal de negócios. Seus clientes vão passar a conhecer detalhadamente o que você vende e qual o seu preço e então, conseguem equacionar sozinhos a questão de preço e valor, e entendem se terão suas necessidades supridas ao consumir seu produto ou serviço. Um bom profissional de SEO pode colocar seu website no topo do Google aumentando exponencialmente as possibilidades do seu negócio ser visto e contactado pelos clientes que realmente quererem conhecer e comprar seu serviço.

O que fazer então ao abrir meu negócio?

É correto num primeiro momento pela praticidade e custo zero, iniciar um negócio e criar uma fanpage pois ajudará a gerar relacionamentos, ganhar exposição e conquistar os primeiros clientes. Mas a medida que o negócio começa a se desenvolver é importante começar a pensar em contratar um webdesigner ou uma Agência Digital para criar o website da sua empresa.

A partir do momento que sua empresa tem um website ela passa a ter uma identidade online e os clientes passam a ver sua marca com mais credibilidade. Além disso, juntando todas as informações de sua empresa com todos os detalhes de identidade visual da marca começa a ser criado, na cabeça do cliente, a identificação com a sua marca. Se ainda tiver alguma dúvida, dê uma lida nesse outro post onde mostro na prática, 8 benefícios de ter um website atualizado e funcionando.

Enquanto um site está diretamente voltado para criar negócios, redes sociais como Facebook e Instagram, tem mais eficiência quando são usados para estreitar relacionamento com clientes. As pessoas que curtem a fanpage do seu negócio estão demonstrando 4 coisas:

  1. que gostam da sua marca

  2. que querem acompanhar as novidades da sua empresa

  3. o que sua marca comunica através de posts regulares

  4. qual o comportamento da sua marca.

Como me comunicar com meus clientes por redes sociais?

É possível usar e abusar de estratégias de Marketing em Redes sociais, mostrando o que você tem de melhor, contribuindo muito para a identificação de clientes com sua marca, trazendo para o seu negócio além de clientes fiéis, defensores da sua empresa. Quer um exemplo? Tente falar mal da Apple perto de um usuário de Iphone… A Apple conseguiu criar defensores de seus produtos e de sua marca, com muito trabalho de relacionamento, Marketing e é óbvio, produtos excelentes. Se quiser saber como criar clientes defensores de sua marca, dê uma lida neste artigo que será de grande ajuda.

Em resumo, redes sociais trarão visibilidade para seu negócio e relacionamento com sues clientes, mostrando produtos, apresentando novidades ou solucionando problemas ocorridos. O website é o local de chamar o cliente para ação, é o que chamamos na linguagem do Marketing de “Call to Action”. É onde esses usuários de redes sociais serão encaminhados para terem informações mais precisas sobre o seu negócio, onde terão a possibilidade de consumir seu produto ou serviço e é onde efetivamente, você fechará negócio aumentando suas vendas.