Como o Marketing Digital pode impulsionar seu negócio

Marketing Digital


 

Incluir a internet como parte da sua estratégia de Marketing é algo muito inteligente nos dias de hoje, já que quase todo seu público-alvo é usuário frequente da grande rede.

Os meios online mudaram a forma de fazer Marketing pois abriu-se uma janela infinita de possibilidades para as empresas que optam por investir em Marketing Digital. Para se ter ideia, hoje, só no Brasil, são mais de 120 milhões de brasileiros conectados a internet em 2015 segundo dados da empresa We Are Social divulgado em Janeiro de 2016 http://wearesocial.com/uk/special-reports/digital-in-2016.

Esses números mostram que as pessoas estão cada vez mais tendo acesso a grande rede, e por esse motivo, as estratégias de Marketing Digital passam a ter grande importância, pois grande parte do seu público-alvo está navegando na internet. Ignorar esses números não é nada inteligente, já que a audiência da internet vem crescendo ano a ano com a popularização das tecnologias e do aceso a internet.

Hoje a audiência da internet é tão forte que ela é a terceira maior mídia em alcance no Brasil, perdendo somente para o rádio e para a televisão. Estima-se que em 2 anos a internet consiga ultrapassar o rádio em alcance, ficando atrás somente da televisão.

Pensando estrategicamente

Estrategicamente falando, é possível usar diversos meios online para divulgar e fortalecer sua marca, são eles:

Redes Sociais – As redes sociais se utilizadas de forma correta podem ser um grande canal de relacionamento com sua audiência.

– E-mail Marketing – É uma estratégia que ainda tem mostrado bons números. Se um cliente deixa um contato de e-mail, isso demonstra que ele está aberto a receber contatos da sua empresa por esse canal, então, não abra mão de fazer e-mail Marketing mostrando produtos novos e promoções. Hoje em dia existem ótimas ferramentas como [link]Mail Chimp[link] que ajudam a gerenciar e mensurar como estão as campanhas de e-mail marketing.

– SEO (Search Engine Optimization) – Estratégias de SEO bem feitas no seu site podem colocá-lo nas primeiras páginas dos motores de busca como Google e Bing, aumentando as chances da sua página ser visualizada por pesquisas de usuários que demonstram interesse em consumir o seu produto.

– SEM (Search Engine Marketing) – São links patrocinados, conhecidos também como Google Adwords e Facebook Ads onde você compra um espaço dentro do Google ou do Facebook para eles divulgarem seu negócio para um determinado público, por um tempo determinado. Geralmente são campanhas muito positivas quando feitas por profissionais, pois apresentam retorno imediato para quem as contrata através de cliques e visitas no seu site ou na fanpage da sua empresa.

Baixo custo de investimento

Outro ponto positivo que não pode ser ignorado é o baixo custo das campanhas de Marketing Digital em comparação com as mídias offline. Além de ser altamente direcionável para o seu público-alvo, as campanhas podem ser acompanhadas em tempo real para saber se estão atingindo o objetivo inicial ou se precisam ser mudadas.

Ao final de uma campanha também é possível ter métricas bem definidas de como foi o comportamento dessa campanha de Marketing Digital, se os objetivos foram alcançados ou não, quantas pessoas e que perfil de pessoas foram atingidas pela campanha dentre outras.

Então, sentindo-se mais confiante para fazer sua campanha de Marketing Digital?